5 erros cometidos por plataformas de venda B2B

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Publicação:

17/05/2019

A decisão de escolha de uma plataforma B2B passa por diversos decisores até chegar ao aval final da melhor escolha. Mas já pensou em passar por meses até a decisão e descobrir que a ferramenta escolhida não supre a necessidade por diversos requisitos?

Desde que abrimos as portas e iniciamos nossas atividades, percebemos que a maioria dos clientes que migravam para o nosso sistema, tinham os mesmos problemas em comum que podem acabar gerando dor de cabeça, caso você não fique atento!

1. Não se adaptar a regra de negócio do cliente

Muitas empresas em pleno século XXI continuam a manter suas funcionalidades engessadas, sem possibilidade de um mínimo de personalização para poder atender o cliente. Sim, você está lendo uma realidade!

Por exemplo, sua empresa trabalha como distribuidora e utiliza diversas tabelas de preços (dependendo de quantidade, forma de pagamento, região, etc), mas a plataforma de vendas que você contratou atende a apenas uma lista de preços. E agora, você muda toda sua tabela e começa a trabalhar com preços únicos? Pouco provável!

Você pode contratar uma empresa com funcionalidades prontas e pré-impostas? Pode, mas cuidado! Veja se as funcionalidades se encaixam nas regras de negócio de sua empresa e se não há necessidade de nenhuma alteração.

2. Tempo para suporte técnico ou novas funcionalidades

O erro mais relatado de todos é solicitar o suporte e entrar em uma fila, que parece interminável, para poder receber a solução. E talvez, nem receber uma solução. Ou você pode precisar de uma nova funcionalidade que talvez esteja impossibilitando um melhor andamento do seu negócio e a empresa não faz questão nem de pensar em lançar na próxima versão, mesmo que possa ser comum à outros clientes.

É de extrema importância você se informar das políticas de suporte da empresa e se há possibilidade de modificações ao “andar da carruagem”.

3. Falta de inteligência do sistema 

(baseado em mkt de comportamento)

Não basta ser apenas uma “vitrine” de compras, tem que ser funcional. Quando for contratar sua nova plataforma B2B verifique se o sistema foi pensado para aumentar a conversão e ajudar a estender o mix de compra do cliente. Algumas funções que demonstram inteligência do sistema:

  • Produtos Semelhantes;
  • Produtos mais comprados pelo cliente;
  • Produtos mais comprados na região;
  • Produtos mais comprados na praça;
  • Produtos em falta de pedidos anteriores;

4. Integração com os sistemas existentes

Imagine a quantidade de tempo e dinheiro gasto em ter que recadastrar tudo. Seria inviável! Para que sua equipe não passe pelo retrabalho de ter que cadastrar, novamente, todos os produtos, clientes, regras de negócio e outros dados, garanta que o sistema que você está contratando tem integração com seu ERP.

Além disso, você garante que não haja redundâncias, como a venda do mesmo produto em canais diferentes, o que resultaria em uma dor de cabeça por conta do estoque.

Garanta uma menor taxa de erros e uma maior organização.

5. Adaptação do cliente à plataforma

Por fim, mas não menos importante, de nada adianta você ter uma plataforma linda, que enche os olhos, se o cliente não achar fácil de usar.

Mas você pode pensar: “O cliente aprende a se adaptar ao meu sistema de vendas”. Não pense assim, pois enquanto ele tenta aprender ele pode achar outro fornecedor que venda de forma mais prática.

Sua empresa tem que ser uma solução para o cliente, e não mais um problema.

Caso sua empresa esteja pensando em adaptar-se à um sistema B2C, não deixe de ler nosso artigo Você sabe as diferenças entre e-commerce B2B e B2C? .

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